terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Instalando a biblioteca WxWidgets no CodeBlocks

Nessa poste vou ensinar a compilar e instalar a biblioteca WxWidgets 3.0.2 no CodeBlocks 13.12, que no momento dessa postagem, é a versão mais atual tanto da WxWidgets como do Codeblocks.

A biblioteca WxWidgets é uma biblioteca de GUI (Graphics user Interface), ela é utilizada para criar aplicações gráficas e tem a vantagem de poder ser compilada para múltiplas plataformas. Sem contar que sua licença é gratuita, tornando-se assim, uma alternativa viável para quem quer desenvolver programas e distribui-los sem pagar nenhuma licença. Só lembrando que a WxWidgets pode ser compilada com várias linguagens, Python, Perl, Ruby e muitas outras. Eu vou ensinar a como instalar ela para funcionar com C++.

Um detalhe importante é que a biblioteca é totalmente orientada a Objetos e em C++, mas até agora, programei normalmente utilizando os comandos que eu estou acostumado a usar em C, não deu nenhum problema, para utilizar as funções do C, basta adicionar as bibliotecas .h, ou as equivalentes do C++.

 EX:

<stdio.h> equivale a <cstdio>
<stdlib.h> equivale a <cstdlib>


Novamente, eu tive que falar baixo, peço desculpas por isso, espero que o vídeo te ajude.



Também pode-se configurar o Codeblocks para compilar programas feitos com a biblioteca WxWidgets, isso sem precisar criar projetos.

OBS: alguns projetos  necessitam de um comando mais avançado que compile vários arquivos, nesse caso não tem jeito, você vai ter que criar um projeto em branco e adicionar todos os arquivos.

5 comentários:

  1. Olá, tudo bem!
    Apareceu a seguinte mensagem pra mim que o "mingw32-make" não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operável ou arquivo em lotes. Mesmo seguindo todos os teus passos no primeiro video. Tu tens alguma dica pra me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tente mingw32-make.exe, caso ainda dê o erro, é porque você não configurou as variáveis de ambiente corretamente. No 1° vídeo eu mostro isso, aos 4:23 : https://youtu.be/lavbIRZjHl4

      Caso ainda tenha dúvidas é só perguntar.

      Abraço...

      Excluir
    2. Olá, obrigado por responder, eu fiz exatamente como está no video e agora usando esse comando: "mingw32-make.exe -f makefile.gcc BUILD=release SHARED=1 MONOLITHIC=1 UNICODE=1", aparecem vários erros:
      if not existe gcc_mswudll mkdir gcc_mswudll
      Acesso negado.
      makefile.gcc:5166: recipe for target 'gcc_mswudll' failed
      mingw32-make.exe: [gcc_mswudll] Error 1 (ignored)
      if not exist ..\..\lib\gcc_dll mkdir ..\..\lib\gcc_dll
      Acesso negado.
      makefile.gcc:5716: recipe for target 'gcc_mswudll' failed
      mingw32-make.exe: [gcc_mswudll] Error 1 (ignored)
      Sinceramente não sei o que fazer, tu tens alguma dica?

      Abraço e obrigado pela força!

      Excluir
    3. Amigo, esse erro "Acesso negado" é estranho. Talvez você esteja logado com um usuario sem permições de administrador.

      Tente logar como administrador e refazer os passos do vídeo. Caso dê algo errado novamente. clique no "CMD" com o botão direito do mouse e depois em "Executar como Administrador", se der erro tire um print dos erros e poste o link do printscreen aqui pra mim ver melhor.

      Abraço.

      Excluir
  2. Olá, você tinha razão, não estava executando como administrador. Eu consegui fazer, porém o wxwidgets que eu baixei é da versão 3.1.0.7z e no codeblocks 13.12 só aparece 3.0.x então quando eu tento criar um projeto no final ele fala que a release é diferente e dá erro. tem como eu executar o wxdidgets 3.1.0 com o CB 13.12?

    ResponderExcluir

Comentários contendo ofensas, injúrias, racismo, preconceito, intolerância e comportamentos ignorantes serão excluidos